Lisboa

Classificada como Monumento Nacional, a SÉ DE LISBOA também é conhecida por Igreja de Santa Maria Maior.

Edificada após a reconquista da cidade aos Mouros, em 1147, foi construída sobre uma antiga mesquita muçulmana, tendo adotado um esquema idêntico ao da Sé de Coimbra, com três naves, trifório sobre as naves laterais, transepto saliente e cabeceira tripartida.

Com predomínio do estilo românico-gótico e alguns pormenores barrocos e neoclássicos, a Sé é o resultado de sucessivas intervenções, sendo que as campanhas de restauro da primeira metade do século XX procuraram devolver-lhe a sua traça medieval.

No interior destacam-se a Capela de Bartolomeu de Joanes, o claustro gótico dionisino, a cabeceira com deambulatório, e as escavações sob o claustro, que puseram a descoberto as sucessivas ocupações deste espaço.

A Sé inclui uma coleção visitável designada por Tesouro da Sé Patriarcal. Os objetos expostos – organizados cronologicamente entre os séculos XVI e XIX – percorrem áreas artísticas tão diversas como a ourivesaria, paramentaria e outros têxteis, escultura, pintura e livro. A peça mais preciosa é a arca que contém os restos mortais de S. Vicente, padroeiro da cidade.

LOCALIZAÇÃO
Largo da Sé, 1 |  1100-585 Lisboa  

HORÁRIOS
Novembro a Abril
. 10h00 – 18h00
. Encerra ao domingo
Maio a Outubro
. Segunda, terça, quinta e sexta-feira | 9h30 – 19h00
. Quarta-feira e sábado | 10h18
. Encerra ao domingo

CONTACTOS
T. +351 218 866 752 | E. info@sedelisboa.pt