Porto
A PRAÇA DO INFANTE D. HENRIQUE, em pleno Centro Histórico do Porto, homenageia o Infante D. Henrique — a mais importante figura do início dos descobrimentos portugueses — que, segundo a tradição, terá nascido nas proximidades, na chamada Casa do Infante, em 1394.
O terreno que atualmente constitui a praça, de grande declive, era parte integrante da cerca do Convento de São Domingos, situado no vizinho Largo de São Domingos.
Com a vitória do Liberalismo na Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) e a consequente extinção das ordens religiosas masculinas, decretada em 1834, o terreno, localizado precisamente em frente da sua nova sede, o Palácio da Bolsa, acabou por ser adquirido pela Associação Comercial do Porto com o intuito de o urbanizar. A abertura das ruas Nova da Alfândega (1871-1875) e de Mouzinho da Silveira (1875), com as já existentes ruas da Bolsa e de Ferreira Borges delimitaram completamente o espaço.
A construção de edifícios de grande prestígio acabou por conferir ao largo uma monumentalidade ímpar. O terreiro da praça acabou por ser entregue à Câmara Municipal do Porto para que esta promovesse o seu embelezamento.
Contando com a presença do rei D. Carlos, em 1894 realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra do monumento ao Infante D. Henrique, da autoria do escultor Tomás Costa. A estátua, fundida em Paris, foi inaugurada em 1900.
LOCALIZAÇÃO
Praça do Infante D. Henrique | Porto