Lisboa

A PRAÇA DO COMÉRCIO é uma das mais belas praças da Europa, aberta a sul para o imenso estuário do Tejo. Até à era do transporte aéreo, foi a grande sala de receção de Lisboa para quem vinha de barco e podia assim desfrutar ainda melhor da sua beleza. Situava-se aqui o cais onde desembarcavam os Reis e Chefes de Estado que visitavam Portugal.

Antes do terramoto de 1755 tinha o nome de Terreiro do Paço. O Paço Real ocupava então a ala ocidental da praça desde princípios do século XVI, quando D. Manuel o transferiu do Castelo de São Jorge para este local. Em 1580, Filipe I de Portugal mandou erigir um novo Paço, com o projeto de Filippo Terzi e Juan Herrera. Tudo foi destruído pelo terramoto. O nome de Praça do Comércio pertence já à época do Marquês de Pombal e traduz uma nova ordem social que o ministro de D. José I entendeu privilegiar e valorizar: a classe comercial, financeira e burguesa que tanto contribuiu para a reconstrução da sua cidade.

No centro da Praça, e virada para o rio, encontra-se a estátua equestre de D. José I, montado no seu cavalo Gentil, trabalho do escultor Machado de Castro. Foi colocada neste local, com grande pompa, em 6 de junho de 1775, dia dos anos do Rei.

No pedestal, do lado do rio, a efígie do Marquês de Pombal (retirada quando o Ministro caiu em desgraça e recolocada pelos Liberais em 1834) está encimada pelo escudo real. Os grupos escultóricos de cada lado do pedestal representam o Triunfo, que conduz um cavalo, e a Fama, que conduz um elefante, numa alusão clara aos domínios portugueses de além-mar. Na parte posterior do pedestal, um baixo-relevo alegórico representa os diversos contributos para a reconstrução de Lisboa.

Debaixo das arcadas norte, junto da entrada da Rua do Ouro, justifica-se a entrada no café-restaurante Martinho da Arcada, uma referência da cidade e um dos seus locais de culto.

Também do lado norte, ergue-se o arco triunfal da Rua Augusta, uma das entradas para a Baixa, a principal área de comércio de Lisboa.

LOCALIZAÇÃO
Praça do Comércio | 1100-148 Lisboa