Porto
A PRAÇA DE CARLOS ALBERTO pode ser considerada, do ponto de vista arquitetónico, um dos espaços públicos mais harmoniosos do Porto. Antigamente, este local era uma encruzilhada de velhos caminhos, sendo obrigatório passar por aqui a quem saía da cidade antiga pela Porta do Olival em direção a Braga, Guimarães ou Santiago de Compostela. Nesta encruzilhada, havia muitas oficinas de ferreiros que preparavam as montadas para as longas viagens, e por essa razão, o espaço ficou conhecido como Largo dos Ferreiros.
Em abril de 1849, o rei Carlos Alberto da Sardenha, que havia sido derrotado pelos austríacos, ficou instalado na hospedaria de António Bernardino Peixe, que hoje é conhecido como Palacete dos Viscondes de Balsemão. O rei faleceu 4 meses depois de ter chegado ao Porto, e a praça acabou por receber mais tarde o seu nome em sua homenagem.
No centro da praça encontra-se o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, obra de Henrique Moreira, inaugurada a 9 de abril de 1928, aquando do décimo aniversário da Batalha de La Lys.
LOCALIZAÇÃO
Praça de Carlos Alberto | 4050-157 Porto