Porto

A PONTE D. MARIA PIA é uma ponte ferroviária que atravessa o Rio Douro, ligando a cidade do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia. Foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel e construída entre 1876 e 1877.

Foi uma das primeiras pontes em treliça de aço construídas no mundo e é considerada uma obra-prima da engenharia. Tem 352 metros de comprimento e uma altura de 61 metros acima do nível da água. A sua estrutura em treliça de aço foi projetada para suportar o peso dos comboios a vapor que circulavam na época em que foi construída.

A ponte foi batizada em homenagem à rainha D. Maria Pia, esposa do rei D. Luís I de Portugal, que inaugurou a ponte em 4 de novembro de 1877. Durante muitos anos, a Ponte D. Maria Pia foi a principal ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa.

Hoje em dia é um monumento histórico e turístico importante da cidade do Porto. Embora já não esteja em uso como ponte ferroviária, ela continua a ser um marco impressionante do engenho humano e da história do transporte em Portugal.

LOCALIZAÇÃO
Ponte D. Maria Pia