Porto

O PARQUE DA CIDADE, com cerca de 83 hectares e cerca de 10 quilómetros de caminhos, é um lugar deslumbrante e conhecido pelos portuenses como um paraíso natural, com uma fauna e flora variadas. É um local muito procurado para passeios, piqueniques e atividades físicas.

O parque é delimitado por duas importantes vias: a Estrada da Circunvalação e a Avenida da Boavista, e apresenta uma bela frente marítima. Possui diversas entradas, sendo as principais no lado norte, na Estrada da Circunvalação, e no lado sul-nascente, na Avenida do Parque, na esquina com a Avenida da Boavista.

O arquiteto paisagista Sidónio Pardal projetou o parque, que foi inaugurado em duas fases, em 1993 e 2002, tornando-se no maior parque urbano do país. É atravessado por uma rede de caminhos pedestres e apresenta elementos de pedra, como muros de retenção, tanques, abrigos e pavimentos, que proporcionam um ambiente rural.

A flora do parque é composta por diversas espécies, como pinheiros, plátanos, choupos, carvalhos, amieiros, salgueiros e vidoeiros. Além disso, diversas espécies de aves podem ser observadas no local, como patos, gansos, garças, cisnes e outras.

O parque conta com campos desportivos e ciclovias e abriga o Pavilhão da Água, que foi uma estrutura presente na Expo 98, em Lisboa.

LOCALIZAÇÃO
Estrada Interior da Circunvalação | 4100-083 Porto  

HORÁRIO
Abril – Setembro | 7h00 – 24h00
Outubro – Março | 7h00 – 22h00