Porto

O MUSEU ROMÂNTICO está instalado na Quinta da Macieirinha, também conhecida como Quinta do Sacramento, antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. O edifício abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período característico no Porto.

Depois da intervenção arquitetónica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importantes peças da coleção, reabriu portas em 2017.

Em 2021, nasceu um novo projeto museológico. Com (re)abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serviu de pano de fundo para a primeira montagem: Quando a Terra voltar a Brilhar Verde para Ti .

Em 2022, a montagem METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico convoca um amplo número de peças, algumas anteriormente mostradas no antigo Museu Romântico e noutros espaços do Museu do Porto, outras nunca antes expostas, evidenciando a indiscutível qualidade e diversidade das coleções municipais.

Integra-se numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal e pelos Jardins da Casa Tait e uma ampla vista sobre o rio e o mar.

LOCALIZAÇÃO
Rua de Entre-Quintas, 220 | 4050-240 Porto  

HORÁRIO
Terça-feira a domingo | 10h00 – 17h30
Encerra à segunda-feira

CONTACTOS
T. (+351) 226 057 000