Lisboa

Localizado na zona histórica da cidade, junto à Igreja de Santo António, próximo da Sé, este núcleo do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, destacando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu cerca de metade da sua vida.

Inaugurado em 2014, o Museu de Lisboa – Santo António resulta da transformação do anterior Museu Antoniano (criado em 1962), com um novo espaço expositivo, ampliado e totalmente reformulado, onde são conjugadas duas tipologias de edifícios: o espaço original, que se pensa ter sido parte integrante da Real-Casa de Santo António, e o novo espaço, inserido num típico edifício de rendimento pombalino.

A Igreja-Casa de Santo António é, desde tempos imemoriais, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa e foi, de 1326 a 1741, a sua Casa Consistorial onde se celebravam os atos de governo da cidade, onde se reunia o Senado e onde estavam guardados os cofres da Câmara.

O Museu de Lisboa – Santo António compreende área de exposição de longa duração e centro de documentação, e celebra anualmente a Trezena de Santo António, o aniversário do nascimento do Santo, o Dia dos Namorados e a data da sua canonização, com ciclos de programação adequados a cada comemoração, que revisitam as diversas tradições em torno do culto a Santo António.

O núcleo de Santo António do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, enfatizando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos.

A exposição apresenta a história de Santo António e a forma como a sua imagem foi sendo construída ao longo dos séculos, até se tornar num dos santos mais populares do mundo. A igreja que lhe é dedicada em Lisboa, erguida no local tradicionalmente considerado o do seu nascimento, revela uma relação especial com a administração da cidade.

Aborda aspetos menos conhecidos da sua devoção, como a carreira militar póstuma, os cultos afro-brasileiros que lhe estão associados ou as formas singulares de que se reveste o seu culto em Portugal e nos países de evangelização portuguesa. Reconhecido sobretudo como santo milagreiro, tem inúmeros padroados, dos quais de destacam o de santo casamenteiro e dos objetos perdidos. A exposição aborda ainda as diversas festividades (procissão, casamentos, arraiais e as marchas) que marcam o calendário anual das festas populares.

Em paralelo com obras do acervo do museu, a exposição apresenta peças de coleções públicas e privadas, periodicamente renovadas, permitindo divulgar espólio de temática antoniana disperso pelo país.

LOCALIZAÇÃO
Largo de Santo António da Sé, 22 |  1100-499 Lisboa

HORÁRIOS
. Terça-feira a domingo | 10h00 – 18h00 (última entrada às 17h30)
. Encerra à segunda-feira e feriados

CONTACTOS
(+351) 218 860 447 | santoantonio@museudelisboa.pt