Lisboa

O MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA representa uma das mais importantes fontes de conhecimento e divulgação da história da República Portuguesa e da instituição presidencial. Partindo de um projeto inicial do Presidente António Ramalho Eanes, foi concretizado pelo Presidente Jorge Sampaio, que o inaugurou a 5 de outubro de 2004.

Reunindo um património anteriormente ameaçado pela dispersão e pelo esquecimento, o Museu da Presidência da República detém, atualmente, milhares de peças, entre objetos pessoais, retratos, presentes de Estado e condecorações. O seu arquivo integra milhares de documentos que testemunham a vida pública e familiar da maioria dos Presidentes da República. Ao Museu da Presidência da República cabe, ainda, a valorização patrimonial do Palácio Nacional de Belém e do Palácio da Cidadela de Cascais. O Museu tem também a seu cargo uma significativa coleção de carros, que desde 1910 serviram os Presidentes da República, exposta no Porto, no Museu da Alfândega.

Procurando aproximar a instituição presidencial da sociedade civil e promover a construção da cidadania, o Museu da Presidência da República apoia-se numa forte componente cultural e pedagógica, concretizada em exposições temporárias e itinerantes, oficinas pedagógicas, visitas orientadas, colóquios, ações de formação e num vasto projeto editorial.

LOCALIZAÇÃO
Praça Afonso de Albuquerque, 1A |  1349-022 Lisboa  

HORÁRIOS
. Terça a sexta-feira | 10h00 – 18h00
. Sábado e domingo | 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00
. O acesso só é permitido até 30 minutos antes do encerramento
. Encerra à segunda-feira

CONTACTOS
T. +351 213 614 660 | E. museu@presidencia.pt