Lisboa
Igreja inaugurada em 1910 em substituição do primitivo templo, demolido em 1908, aquando da abertura da Avenida Rainha D. Amélia (atual Avenida Almirante Reis).
Com projeto do arquiteto José Luis Monteiro, utilizou de forma notável a gramática arquitetónica neoclássica. A fachada impõe-se pela harmonia e elegância das suas linhas, sendo dividida em dois andares por um balcão e coroada por um frontão triangular. No andar inferior, ao qual se acede por uma pequena escadaria, abrem-se três portas enquadradas por colunas dóricas de mármore rosa.
O interior traduz o conceito de “arte barroca total”, destacando-se: a decoração em talha dourada dos altares; o teto com apainelado de caixotões de pintura com cenas da Vida da Virgem e alegorias bíblicas; o revestimento integral de superfícies com o recurso a várias linguagens; a escultura de vulto dos altares; o ciclo de telas atribuídas a Bento Coelho da Silveira e a António Machado Sapeiro; e a tela, quinhentista, com a representação de Santo António (sacristia).
LOCALIZAÇÃO
Avenida Almirante Reis | 1170-287 Lisboa
HORÁRIO
Terça-feira a domingo | 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00