Lisboa

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO LORETO foi edificada como local de culto em 1550 junto às Portas de Santa Catarina, abertas na cerca Fernandina. A muralha que subia a atual Rua da Misericórdia acabou por ser derrubada, em parte, em 1707.

Nos finais do século XV, nas imediações de uma ermida dedicada a Santo António ali existente, uma colónia italiana suficientemente grande para formar uma paróquia, passou a invocar Nossa Senhora do Loreto. Como o templo era pequeno, procedeu à sua ampliação em 1573, mas, em 1651, um grande incêndio destruiu-a.

Erguida de novo, passou a ter doze capelas, além do altar-mor. Já então, era possível admirar as imagens dos Evangelistas São Lucas e São Marcos, colocadas uma do lado do Evangelho e outra do lado da Epístola, bem como as telas dos Doze Apóstolos nos nichos superiores ao longo da nave principal da Igreja. Também dezenas de quadros e mármores preciosos importados de Génova passaram a fazer parte integrante da Igreja.

Novo grande desastre foi o terramoto de 1755, seguido de um incêndio que deflagrou dois dias depois. Mais uma vez se promoveram as obras de restauro da Igreja, e desta vez pela mão do arquiteto José da Costa Silva, também responsável pelo risco do Teatro de São Carlos no Chiado. O trabalho de restauro durou 30 anos. A inauguração ocorreu no ano de 1785.

A Igreja tem elevado valor histórico e artístico e brilha pela sua harmonia. O grandioso fresco do teto é do Pintor Pedro Alexandrino. Os altares são dedicados a Santos Padroeiros de cidades italianas: São João Baptista, Santa Catarina de Génova (Génova, Turim e Florença), São Carlos Borromeu (Milão), São Francisco de Assis, São Francisco de Paula (Nápoles).

No altar-mor, naturalmente, sobressai a imagem da padroeira Nossa Senhora do Loreto. A estátua tricentenária que se venera na nossa Igreja, esculpida em madeira escura de cedro do Líbano, é cópia da estátua de Nossa Senhora do Loreto que se venerava na Santa Casa do Loreto em Itália. De cada lado do altar constam as respetivas bandeiras do Vaticano e da Itália.

Em 1862 o então Reitor, o Padre Prospero Peragallo, natural de Chiávari, introduziu as cadeiras para os fiéis, uma novidade absoluta em Portugal.

LOCALIZAÇÃO
Largo do Chiado, 16  |  1200-108 Lisboa

CONTACTOS
(+351)213 423 655 | igrejaloreto@gmail.com