Porto

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO é uma igreja revivalista neo-gótica, de planta longitudinal e três naves, nártex, batistério, coro alto e dez capelas laterais.

No exterior destaca-se uma das torres, com cerca de cinquenta e seis metros a contar do ponto mais elevado, um dos locais panorâmicos mais altos da cidade, de onde se avista, para além do centro da cidade, a foz do Rio Douro e a cidade de Vila Nova de Gaia.

Na decoração interior algumas referências à arte bizantina e árabe como o rendilhado dos arcos e frisos nas colunas.

A Igreja quando foi delineada pretendia ser construída em tijolo e mosaico policromado, no entanto a comissão de arte e arqueologia da Câmara Municipal do Porto, pelo sentido inovador dos mesmos, reprovou através de pareceres negativos, conduzindo à utilização do granito e mármore. Quase todas as peças ou elementos decorativos da Igreja foram oferecidos à Paróquia como atestam as placas dispersas pelos diferentes espaços.

Além do Padre Bellot, monge beneditino, autor do projeto inicial, trabalharam nesta igreja, outros técnicos como os arquitetos Rogério de Azevedo e Carlos Neves e os engenheiros José Joaquim Ferreira da Silva, Reis Gonçalves e Joaquim Sarmento.

LOCALIZAÇÃO
Praça do Marquês de Pombal, 111 | 4000-307 Porto  

HORÁRIOS
. Visitas à Igreja | 8h30 – 19h45
. Visitas à Torre | De segunda a sábado das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30

CONTACTOS
T. (+351) 225 072 190 | E. senhoraconceicao@gmail.com