Porto

O FAROL DE SÃO MIGUEL-O-ANJO, também conhecido por Torre, Capela ou Ermida de São Miguel-O-Anjo foi mandado edificar em 1527, por ordem de D. Miguel da Silva, comendatário do mosteiro de Santo Tirso, ao qual pertencia o couto de S. João da Foz. Foi o primeiro edifício puramente renascentista datado, em Portugal e um dos mais antigos da Europa.

Trata-se de uma torre quadrangular em cantaria de granito encimada por uma cúpula de tijolo com oito gomos, formando uma pequena abóbada, rebocada e caiada de branco, que contém uma grade de ferro a substituir a primitiva balaustrada, apoiada numa cornija lavrada, que encima as quatro paredes do edifício.

O seu interior apresenta uma forma octogonal, com três nichos com o formato de conchas, incrustados na parede do lado do rio. Em cada nicho haveria uma imagem. O central, mais alto que os outros dois, tinha um pequeno altar na sua base. Uma escada em caracol, incrustada na parede junto à porta, faculta o acesso à cobertura.

Quanto ao lugar onde estaria situada a luz do farol, o edifício não mostra o mais leve sinal. Segundo alguns era no interior da torre, em frente à vidraça da janela da parede oeste, hoje tapada pelo edifício da Guarda-Fiscal, que estava posta a candeia que alumiava o farol.

LOCALIZAÇÃO
Rua do Passeio Alegre, 494 | 4150-573 Porto