
Porto
A ESTAÇÃO DE SÃO BENTO, situada na Praça de Almeida Garrett, é um magnífico exemplo da história de Portugal e vale a pena ser visitada, mesmo que não se pretenda viajar de comboio.
A estação foi construída nos primórdios do século XX, onde antes se erguia o Convento de São Bento de Avé-Maria, que deu origem ao nome da estação, inaugurada em 1916. O edifício é da autoria do arquiteto Marques da Silva e a sua fachada é um dos símbolos da cidade do Porto. O átrio da estação é revestido com vinte mil azulejos, uma obra notável do ponto de vista artístico e histórico, da autoria do pintor Jorge Colaço. Nos painéis estão representadas várias cenas da História de Portugal, bem como da História dos Transportes.
No lado Norte, o painel superior descreve um momento do Torneio de Arcos de Valdevez e o inferior, o cumprimento da palavra de Egas Moniz. Do lado sul, o painel superior permite imaginar a entrada solene de D. João I no Porto, com a sua noiva, D. Filipa de Lencastre, e o inferior, cenas da Crónica de Ceuta. Outros painéis de menor dimensão têm como tema quadros da vida da região.
LOCALIZAÇÃO
Praça Almeida Garrett | 4000-069 Porto