Lisboa
Considerado o monumento mais emblemático da cidade, o CASTELO DE SÃO JORGE é Monumento Nacional desde 1910.
Está situado numa das mais altas colinas de Lisboa, local estrategicamente escolhido pelas suas condições naturais de defesa e vigilância. Há registos da ocupação desta zona que remontam ao século VII a.C., tendo passado por aqui Fenícios, Gregos, Romanos e Muçulmanos.
Conquistado aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1147, o castelo foi sendo modificado. Quando foi transformado em Paço Real, o castelo foi ampliado e alguns espaços antigos foram reaproveitados. Este castelo foi palco de diversas festas e cerimónias, durante as quais foram aclamados reis e recebidas personalidades portuguesas e internacionais.
O castelo preserva ainda as onze torres, das quais se destacam a Torre de Menagem e a Torre do Tombo, também designada por Torre Ulisses.
Em virtude da sua privilegiada localização, o Castelo de São Jorge destaca-se do conjunto de miradouros pelas vistas únicas que proporciona da cidade.
NÚCLEO MUSEOLÓGICO – Espaço de exposição de vestígios arqueológicos que documentam os períodos significativos da história de Lisboa e que são a prova das múltiplas culturas que, desde o século VII a.C. aqui deixaram o seu legado.
PORTA DE MARTIM MONIZ – Reza a lenda que, durante o cerco de D. Afonso Henriques ao Castelo que na altura pertencia aos Mouros, o cavaleiro Martim Moniz perdeu a vida ao colocar-se entre os batentes da porta do castelo para dar tempo suficiente aos seus companheiros de entrar e conquistar o castelo. A fim de honrar a sua valentia e sacrifício, D. Afonso Henriques ordenou que aquela porta ficasse com o nome do herói.
NÚCLEO ARQUEOLÓGICO – O conjunto de vestígios arqueológicos testemunha três períodos da história de Lisboa: as primeiras ocupações, que datam do século VII a.C.; os vestígios da zona residencial islâmica do século XI; as ruínas da última residência palaciana da antiga alcáçova.
PERISCÓPIO / TORRE DE ULISSES – O periscópio permite descobrir a cidade ao pormenor, os seus monumentos, o rio e a azáfama da cidade. A Torre de Ulisses, outrora designada por Torre do Tombo, foi o local onde se arquivaram os documentos mais importantes do reino, desde o século XIV ao século XVIII
LOCALIZAÇÃO
Rua de Santa Cruz do Castelo | 1100-129 Lisboa
CONTACTO
+351 218 800 620 | info@castelodesaojorge.pt