Lisboa
Casa nobre construída em 1734 por iniciativa de Lázaro Leitão Aranha, Principal da Sé Patriarcal, sob o risco do arquiteto Carlos Mardel.
De planta em L, é composta por um corpo central, de um só piso, rematado por cimalha coroada com 4 vasos, ladeado por 2 outros corpos, de 2 pisos, encimados por torreões amansardados. Do lado nascente foi construída, em 1740,uma pequena capela, sob a invocação de Nossa Senhora dos Aflitos e do Santo Cristo.
Ao longo do século XIX e início do século XX, esta casa nobre conheceu várias ampliações e adaptações, sendo Ernesto Korrodi, Nicola Bigaglia, Francisco Vilaça e Raul Lino ,alguns dos arquitetos que protagonizaram essas intervenções.
No interior destacam-se: o átrio nobre decorado com azulejos setecentistas, representando os 12 meses do ano, através de figuras femininas; a sala principal e a sala de jantar, também decoradas com silhares de azulejos; e, ainda, a capela, objeto de restauro em 1943,o qual revelou, nas paredes, belíssimos painéis de azulejos, representando a Subida e a Descida da Cruz e as figuras de José de Arimateia e de Nicodemus, e, no chão, belos desenhos.
Neste edifício classificado como Imóvel de Interesse Público funciona, atualmente, a Universidade Lusíada.
LOCALIZAÇÃO
Rua da Junqueira, 196 | 1300-598 Lisboa
CONTACTOS
+351 213 611 500 | info@lis.ulusiada.pt