Porto

A CASA-MUSEU GUERRA JUNQUEIRO está situada no Centro Histórico do Porto. Muito próximo da Catedral e do Arqueossítio, este edifício, cujo autor do projeto é desconhecido, constitui um exemplar de arquitetura civil oitocentista mandado construir por Domingos Barbosa, cónego magistral da Sé do Porto.

A casa foi adquirida em 1934 pela filha do poeta Guerra Junqueiro, e por ela doada à Câmara Municipal do Porto em 1940, juntamente com o espólio artístico do poeta. Inaugurada em 1942, foi requalificada pelo arquiteto Alcino Soutinho e, em 2017, o Museu foi alvo de intervenções pelo arquiteto Camilo Rebelo, integrado no conjunto de trabalhos de modernização e valorização dos museus municipais.

Este espaço reconstitui o ambiente e a disposição original dos objetos na casa onde o poeta Guerra Junqueiro viveu no Porto, expondo coleções de cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis de períodos compreendidos entre os séculos XV e XIX. Com enfoque nas artes decorativas, cada objeto realça um interesse particular evocando a sua época e transportando uma genealogia.

Ali estabelecem-se relações com a cidade e a contemporaneidade: o Gabinete de Desenho é um espaço com exposições de periodicidade trimestral que programa artistas de várias gerações dedicados à prática errática ou sistemática do desenho, entendido como modo de projetar e de imaginar.

LOCALIZAÇÃO
Rua de D. Hugo, 32 | 4050-302 Porto  

HORÁRIOS
Terça-feira a domingo | 10h00 – 17h30
Encerra à segunda-feira e feriados

ENTRADA
A pagar

CONTACTO
T. (+351) 226057000