Porto

O edifício da CÂMARA MUNICIPAL teve uma história conturbada. O projeto original é da autoria do arquiteto António Correia da Silva e foi apresentado em 1914, mas a obra só arrancaria em 1920. Os atrasos não ficariam por aí: foram precisos 50 anos para concluir a construção e as instalações só foram inauguradas em 1957.

A sua arquitetura mostra influência do norte da Flandres e do norte da França. É coroado por um torreão de 70 metros de altura com relógio de carrilhão.

É possível visitar o espaço nobre do edifício, incluindo a Sala D. Maria, os Paços Perdidos, a Sala das Sessões – com a enorme tapeçaria de Guilherme Camarinha onde se representam os momentos-chave da história da cidade – e o gabinete do presidente. A visita inclui ainda o terraço e a torre, de onde se obtém uma bonita panorâmica da Avenida dos Aliados.

Frente aos Paços segue-se a estátua a Almeida Garrett, obra importante do Modernismo português, da autoria do escultor Barata Feyo.

LOCALIZAÇÃO
Praça General Humberto Delgado  | 4000-407 Porto  

VISITAS
No primeiro domingo de cada mês, decorre a visita guiada aos Paços do Concelho, com início às 11h15 e com a duração aproximada de 1 hora.

ENTRADA
A pagar

CONTACTO
T. (+351) 220 100 220