Lisboa

Esta Biblioteca tem nome de Cinema e a sua história poderia ser o guião de um filme. A primeira cena remonta a 1931, com a inauguração do primeiro edifício “Europa Cinema”, que funcionará até 1957, ano em que encerra e é demolido.

Mas em 1966 um novo cinema renasce no mesmo local, o “Europa”, inaugurando com o Festival de Arte Cinematográfico de Lisboa.

O primeiro filme projetado foi “Muriel” de Alain Resnais e o seu último e derradeiro foi “Annie Hall” de Woody Allen, em novembro de 1981.

Durante a década seguinte o “Europa” passaria a ser palco de programas de televisão. Em 2004, é planeada a sua adaptação a edifício de habitação e comércio, plano que logo despoleta uma fortíssima resposta cidadã, com a criação do movimento SOS Cinema Europa. Este movimento reclama a criação de um espaço cultural no piso térreo, apresentando uma proposta ao Orçamento Participativo de 2009/2010.

Aprovada a proposta, em 2014 a Câmara Municipal de Lisboa adquire o piso térreo do edifício, com vista a dar-lhe cumprimento e a 23 de abril de 2017, sob a gestão da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, abre portas a Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa, uma autêntica Biblioteca de Bairro, que serve dia a dia a comunidade.

Esta é primeira biblioteca pública Europe Direct Center em Lisboa, com um programa de informação e atividades sobre a União Europeia. É ainda participante num programa de cooperação Europeia sobre a análise das diferentes narrativas das ditaduras europeias.

Para além da sua coleção generalista, aqui também é possível consultar a Coleção Chicó de livros sobre as artes, o Fundo de Turismo e uma vasta coleção de livros em idiomas estrangeiros, para crianças e adultos.

No interior da biblioteca respira-se um ambiente confortavelmente familiar, com a sua animada sala infantil, a confortável sala de leitura, o auditório, o espaço de exposições e um fabuloso deck exterior ao fundo.

Participe desta história com um final feliz e venha conhecer esta Biblioteca!

LOCALIZAÇÃO
Rua Francisco Metrass, 28D | 1350-153 Lisboa  

HORÁRIO
. Segunda a sexta-feira | 10h00 – 19h00
. Sábado | 10h00 – 17h30

CONTACTOS
T. +351 218 009 927  | E. biblioteca@jf-campodeourique.pt