Lisboa

O Palacete dos Coruchéus foi, na sua origem, algures no século XVIII, um edifício de apoio da então Quinta dos Coruchéus. Do edifício original, mantém-se a varanda com loggia, tão procurada para leituras tranquilas nas tardes de primavera.

Originalmente na posse da família Velho de Moscoso, ligada à produção do vinho Alvarinho, teve vários donos e inquilinos, sendo uma das mais conhecidas a atriz Maria das Neves, famosa pelo seu papel de D. Rosa no filme “O Pátio das Cantigas”.

Já serviu como armazém dos fatos e adereços do Cortejo Histórico de 1947 e foi também biblioteca especializada em arte e galeria, integrada no complexo de ateliês municipais, do qual também faz parte a Galeria Quadrum.

O jardim circundante tem uma forte relação com o movimento punk/rock, em particular com a figura carismática de João Ribas, tendo sido talvez o berço de bandas como os Ku de Judas, Censurados ou Tara Perdida. Em 2018, foi imortalizada esta ligação do jardim ao João, num moral da autoria de João Morais (O Gajo).

Como Biblioteca , inaugurada a 23 de abril de 2013 e com as suas três grandes lareiras, um sótão delicioso e a sua luz fabulosa, esta biblioteca foi de imediato adotada pela sua comunidade como local de encontro, lazer e aprendizagem.

LOCALIZAÇÃO
Rua Alberto Oliveira | 1700-019 Lisboa

HORÁRIO
. Segunda a sexta-feira | 10h00 – 18h00

CONTACTO
+351 218 172 049