Lisboa

A BIBLIOTECA CAMÕES fica localizada ao lado do Elevador da Bica e muito perto do Chiado, num edifício cheio de histórias e memórias de Lisboa. Reconstruido pelo Marquês de Pombal em cima de um palácio quinhentista, depois do terramoto de 1755, foi um lugar de festas e de receitas famosas, referente a Eça de Queiroz no seu livro “O Mandarim”. Serviu de casa de família, de redação do jornal a Lucta e de abrigo a conspiradores. Foi também aqui que funcionou uma primeira biblioteca de cegos do país.

Da sua coleção destacam-se, entre outros, inúmeros títulos em língua estrangeira e a literatura de viagens. Quem gosta de raridades pode ali encontrar uma edição fac-similada e ilustrada dos «Lusíadas», datada do século XIX. O seu espólio inclui ainda uma coleção de retratos de 27 poetas consagrados da nossa história recente, fotografados nos seus ambientes pessoais por Maria José Palla, que estão agora expostos numa das salas de leitura.

Apresenta uma programação variada ao longo do ano, muitas vezes em parceria com outros equipamentos culturais do bairro, e tem como missão focar-se na comunidade envolvente, particularmente no público escolar, famílias e seniores.

LOCALIZAÇÃO
Largo do Calhariz, 17 | 1200-086 Lisboa  

HORÁRIO
Terça-feira a sábado | 10h00 – 18h00

CONTACTOS
T. +351 218 172 360  | E. bib.camoes@cm-lisboa.pt