
Porto
O ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO foi criado pelo Decreto 19952, de 27 de Junho de 1931, tendo sido instalado numa casa particular arrendada para o efeito, na Praça da República.
Em 1995, efetua-se a transferência para o atual espaço, parte do antigo Convento de S. Bento da Vitória, adaptado aos requisitos de uma instituição desta natureza, dos espaços de atendimento ao público aos do tratamento técnico e de depósito da documentação.
O arquivo incorpora uma vasta gama de documentos, incluindo registos civis, cartórios notariais, documentação de tribunais e de serviços públicos cessantes. Com cerca de 12 quilómetros de documentos, o ADP desempenha um papel crucial na preservação da memória e na garantia dos direitos dos cidadãos, oferecendo acesso a documentos que têm relevância histórica e jurídica. Além disso, presta consultoria e apoio técnico a outras instituições e promove atividades culturais e educativas.
O Arquivo Distrital do Porto disponibiliza acesso a um acervo diversificado, que inclui fundos e coleções de natureza variada, desde arquivos pessoais e familiares a documentação de instituições públicas e privadas. A sua missão é valorizar e tornar acessível o património arquivístico, promovendo a sua utilização para fins administrativos, académicos e de investigação
LOCALIZAÇÃO
Rua das Taipas, 90 | 4050-598 Porto
HORÁRIO
Segunda a sexta-feira | 9h30 – 16h00
CONTACTOS
(+351) 220 046 200 | info@adporto.pt